A importância de uma privada
- Leonardo Toledo Vieira
- 6 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Joe Madiath é o diretor da organização não governamental Gram Vikas, baseada na Índia, que atua na busca de soluções na área de saneamento básico e recursos hídricos em comunidades rurais no interior do país. No início, eles produziam biogás para cozinhas rurais através do esterco de animais, mas começaram a atuar na área de saneamento quando realizaram que na Índia, 70% das pessoas fazem suas necessidades ao ar livre, sem qualquer medida para evitar doenças e contaminação da água.
A idéia foi disseminada e muitos vilarejos aderiram ao programa, formando associações responsáveis por todas as etapas do projeto, desde a aquisição do material, até a construção de fato. Pessoas que não possuam qualificações são treinadas em funções como pedreiro e encanador e assim podem aprender uma profissão. São construídos sanitários com vaso, chuveiro e reservatório elevado ligado a uma fonte confiável de água.Os dejetos são direcionados para um sistema com 2 fossas sépticas, onde ao redor, são plantados árvores frutíferas que podem ser uma fonte de alimento para a população.
Antes do projeto, havia mais de 80 % de pessoas com alguma doença transmitida pela água,e após o projeto, foi comprovado que em todos os 1200 vilarejos, houve uma redução de 82% nos casos de doenças. Isso afetou de tal forma as pessoas, que antes, uma mulher caminhava durante 6 horas em busca de água e levava suas filhas e outras crianças como companhia ou deixavam em casa para cuidar de irmãos ou da casa.
Agora, houve um aumento de 90% de meninas nas escolas e 100% de meninos.
Esse exemplo nos mostra que para o futuro de um país, uma simples privada pode fazer muita diferença e trazer mais dignidade que dinheiro.
O vídeo anexo, mostra uma paletra de Joe, filmada no evento TEDGlobal 2014, no Rio de Janeiro.Clique no link para assistir com legendas em portugês.
Comentários